domingo, 22 de novembro de 2015
domingo, 13 de setembro de 2015
Partilhando quem eu sou
Venha participar:
Encontros semanais nos quais o público idoso irá interagir, resgatar e partilhar suas histórias de vida através do contato com literatura, música, expressão corporal dentre outras formas de arte. No encerramento do projeto será realizado um sarau de confraternização.
Mediação: Jeane Silva.
Inscrições: Não há inscrição.
CAPACIDADE: 30 participantes.
Classificação Etária: Livre
Mais informações acesse o link: http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/evento/20443/
Mais informações acesse o link: http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/evento/20443/
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Contação de Histórias
Assim como a dança circular, a contação de histórias é uma arte ancestral que ocupa o imaginário humano desde os primórdios, bem antes da escrita ter sido inventada. Podemos dizer que a evolução da humanidade está diretamente ligada à arte de contar histórias. O uso da narrativa oral aparece com variadas finalidades: tentar explicar fenômenos da natureza, transmitir ensinamentos morais, imaginar como as coisas foram criadas ou falar de sentimentos e acontecimentos cotidianos.
Contadores de histórias são narradores, responsáveis pela transmissão das tradições do seu povo ou por sensibilizar seus ouvintes por meio de histórias que tocam o melhor de todos nós: a alma. É muito comum o narrador se utilizar de objetos para envolver seus ouvintes na história como um fantoche, um jarro, uma caixa mas nossas contações são realizadas com algo a mais: uma performance artística que pode ser uma boneca, um anjo, uma bailarina entre outros.
Release
No baú da boneca traz contações de histórias do fundo do baú da avó, histórias que atravessam gerações e passeiam pelo universo folclórico e poético de diversas culturas populares. Apresenta em suas narrativas algo a mais, a personagem de uma Boneca Viva (performance de expressão corporal de vitrine viva) que acompanha algumas de nossas contações de forma itinerante ou ainda em intervenções temáticas.
Enquanto acontece a contação a Vitrine Viva faz performances que podem ser apresentadas em teatros, corredores, espaços de alimentação, portarias ou em espaços abertos, a idéia é que o público interaja com a boneca viva, se entorpecendo pela dualidade do real e o imaginário que se unem e se confundem bem pertinho de seus olhos e ainda é promovido um encontro significativo com a literatura onde em muitas ações, a personagem, entrega frases e textos autorais ao público.
A contação conta ainda dependendo do espaço com o acompanhamento musical com violão que dá todo um charme para este passeio que envolve o público em um mundo real e virtual, onde o futurístico se encontra com a fantasia, através de personagens como a boneca, o anjo, anos oitenta e etc. Para entrar em contato clique aqui!
Mais fotos:
O que é Dança Circular?
A dança, que, no ser humano, nasce como forma de expressão e no compartilhar de alegrias, segredos, histórias e ritos é semelhante ao surgimento das Danças Circulares, uma arte para todas as idades, respeitando diferentes culturas e limitações de cada indivíduo.
Em círculo, os participantes da roda se olham nos olhos, compartilham os passos, seguindo, assim, um fluxo interativo de harmonia e beleza. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. Ou podem ser danças mais sofisticadas, para quem já dança há mais tempo. As músicas escolhidas são de todos os países e as danças podem ser tradicionais, regionais, folclóricas ou contemporâneas. A roda desperta a autoconfiança, maior consciência corporal e espacial. Ela também incentiva à cooperação e a amorosidade entre as pessoas.
As Danças Circulares resgatam músicas regionais e folclóricas dos diversos povos do planeta e conectam as pessoas em roda. São danças milenares, populares, tradicionais e contemporâneas que foram transformadas em práticas corporais mais orgânicas, por meio das quais se podem expressar sentimentos.
Pode ser vivida como um caminho de cura trazendo benefício, não somente para o âmbito social e cultural, mas emocional, estruturando sentimentos, compreendendo melhor as emoções, fortificando o Ser em todos os níveis de sua existência.
Nesta roda, nesta dança sagrada
te convido a estar de mãos dadas
e dançar ao ritmo da vida
nesta dança circular que o convida:
Roda, balança e dança
Amadurece, canta e gira
Cresce, se alegra e vibra
celebra, gira e balança
canta e se encanta na dança
dançando a roda da vida
onde a vida não se finda
ressurge, renasce e convida
ao ciclo da roda da vida
E de mãos dadas então festeja
os ciclos da mãe natureza
Pois unidos e ligados estamos
nos passos que agora damos.
- Alessandra Reis -
Fontes:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000378102
http://viddaprosaepoesia.blogspot.com.br/2011/02/danca-circular.html
http://www.casajaya.com.br/aulas-de-dancas-circulares/
http://www.dancacircular.com.br/oque.asp
Palestras
O Psicólogo como Assessor Consultor tem a função de auxiliar na solução de alguns dilemas humanos. Conheça algumas das nossas palestras e caso queira solicitar um tema específico, elaboramos com qualidade material de acordo com sua demanda seja para sua empresa, escola ou equipamentos públicos/sociais como NCIs, CCAs, CEDESPs, CEUs entre outros. Temos ampla experiência em reuniões corporativas, paradas pedagógicas e eventos. Para entrar em contato clique aqui!
ESPELHO ESPELHO MEU
FAMÍLIA:
BASE PARA O SUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL
Esta palestra busca promover um momento de
reflexão para discutirmos algo tão essencial em nossas vidas: a família. Em
poucas décadas tivemos grandes mudanças comportamentais, sociais, econômicas e
tecnológicas. Como essas mudanças transformaram convívio da família no dia-a-dia?
Este encontro tem o intuito de despertar reflexões sobre as relações
estabelecidas na convivência familiar na atualidade e os possíveis ganhos a
partir do resgate e a transmissão de valores.
OUTUBRO ROSA
Internacionalmente conhecida, a campanha contra o câncer de mama já faz parte do calendário temático sobre saúde da mulher há mais de duas décadas visando conscientizar a importância da promoção de medidas preventivas e do diagnóstico precoce da doença. Por meio de assuntos relacionados ao universo feminino abordamos este tema de saúde pública com toda dedicação e carinho não esquecendo de abordar o autocuidado e autoestima.
SINGULARIDADES DA ADOLESCÊNCIA:
VAMOS FALAR SOBRE SUICÍDIO?
A adolescência é conhecida como um período intensamente turbulento. Alterações físicas, hormonais, ambientais, socio-culturais, todo universo em mudança nesta fase tão significativa e sensível do ser humano. É neste contexto que vamos mergulhar em temas como identidade, sexualidade, individualidade, família, sociedade para propor espaço de discussão sobre o suicídio na adolescência.
REFLEXÕES SOBRE SAÚDE MENTAL
E OS DILEMAS DA CONTEMPORANEIDADE
REFLEXÕES SOBRE SAÚDE MENTAL
E OS DILEMAS DA CONTEMPORANEIDADE
Psicoterapia
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência entre outros. Psicologia psicologia vem dos termos em grego Ψυχολογία; ψυχή (psique), "alma", e λογία (logos), "palavra", "razão", "estudo"sendo que “Psique” significa “alma”, mas para esse termo atualmente é entendido como “mente”.
O Psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.
A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia na clínica psicológica, sendo também chamada de Psicologia Clínica. A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais entre outros. A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos etransformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões relacionamento interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos, favorecendo a ocorrência de inúmeras doenças.
Saiba mais clicando aqui
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/psicologia-688166.shtml
http://www.brasilescola.com/psicologia/o-que-e-psicologia.htm
http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/psicoter.html
Projeto Continuar
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
QUEM SOMOS
JEANE SILVA
Psicóloga Clínica e Organizacional
Produtora/Artista Educadora
Possui vivência em Projetos culturais e sociais, atuando diretamente com o Adolescente, Idosos e Pessoas com Deficiência. Experiência de mais de cinco anos em Recursos Humanos - Desenvolvendo Projetos na Área, com ênfase em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Orientação Vocacional e Programas de Qualidade.
Endereço eletrônico: http://aneroses.blogspot.com.br/
Página que traz alguns artigos e textos de minha autoria com o pseudônimo de Ane Roses.
Produtora/Artista Educadora
Possui vivência em Projetos culturais e sociais, atuando diretamente com o Adolescente, Idosos e Pessoas com Deficiência. Experiência de mais de cinco anos em Recursos Humanos - Desenvolvendo Projetos na Área, com ênfase em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Orientação Vocacional e Programas de Qualidade.
Endereço eletrônico: http://aneroses.blogspot.com.br/
Página que traz alguns artigos e textos de minha autoria com o pseudônimo de Ane Roses.
CARLA FRANÇA
Psicóloga Clínica e Social
Especialista em Saúde da Família
Artista Educadora e Contadora de Histórias;
Ampla experiência ministrando palestras psico educativas, Oficinas Culturais, ações em grupo com Arteterapia e Dança Circular. Possui vivências em Projetos culturais e sociais, atuando diretamente com Adolescentes, Idosos, Pessoas com Deficiência e Grupo de Famílias com foco em Orientação Vocacional, Qualidade de Vida & Saúde, Família, assuntos como Bullying, Suicídio, Mediação de Conflitos, Universo Feminino, Sexualidade, Adolescência entre outros.
sábado, 14 de fevereiro de 2015
Dança Circular
"...Dançar de mãos dadas na roda é alcançar as profundezas do ser onde está o saber infinito,
a sabedoria sem limites..." (Francês e Jefferies, 2004)
A dança circular é uma dança praticada em grupo, em circulo e de mãos dadas, baseada em danças folclóricas. Ela visa resgatar vivências milenares de todos os cantos do mundo, seja para realizar celebrações e a interação entre pessoas. Além de proporcionar uma ação lúdica, agradável e sensibilizadora. Saiba mais
Esta ação cultural pode ser feita em planejamentos pedagógicos, em eventos culturais, em instituições e grupos variados a fim de proporcionar uma experiência diferenciada, marcante e enriquecedora. Para entrar em contato clique aqui!
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Oficina Abayomi NCI
Oficina Abayomi no NCI Irmã Suzanne Cros:
Preparando para começar a oficina em 3, 2,1
Preparando para começar a oficina em 3, 2,1
Oficina de Abayomi "Estes sorrisos nos rostos ao apresentar a sua abayomi é o maior presente para mim"
XI Festival contação
A linda estrela de Tainá-Kan veio iluminar a nossa manhã
com esta encantadora lenda indígena contada por Carla França - Projeto Continuar
E desta vez a apresentação da Cia NO BAÚ DA BONECA contou com a presença da
própria boneca para abrilhantar o evento através de uma marcante performance artística
Gratidão a toda equipe da Bilblioteca Raimundo Menezes por nos receber
tão carinhosamente e ao caloroso público que veio nos prestigiar
Assinar:
Postagens
(
Atom
)